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No dia 14 de Junho de 2024, a Professora Maria Joรฃo Francisco Chipalavela compareceu ร  Sala de Actos do Instituto de Educaรงรฃo da prestigiada Universidade do Minho, em Braga, Portugal, para a defesa de provas de Doutoramento em Estudos da Crianรงa, na especialidade de Educaรงรฃo Especial.

A Professora Maria Joรฃo Francisco Chipalavela defendeu a sua tese intitulada โ€œEducaรงรฃo Inclusiva e Prรกticas de Atendimento ร  Diversidade: Um Estudo sobre o Atendimento de Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Escolas Primรกrias da Cidade do Lubangoโ€. O jรบri atribuiu a classificaรงรฃo mรกxima de Muito Bom,ย  reconhecendo o mรฉrito da sua investigaรงรฃo e a relevรขncia do tema abordado.

A agora Professora Doutora Maria Joรฃo Francisco Chipalavela reforรงa nรฃo apenas o corpo docente do Instituto Superior de Ciรชncias de Educaรงรฃo da Huรญla (ISCED-Huรญla), onde รฉ Professora Efectiva, mas tambรฉm o perfil cientรญfico da academia angolana. Este avanรงo รฉ fruto da colaboraรงรฃo com a Universidade do Minho, que permitiu traรงar directrizes para os Estudos da Crianรงa, com foco particular nas crianรงas com Necessidades Educativas Especiais.

A tese da Professora Maria Joรฃo Francisco Chipalavela apresenta soluรงรตes para garantir uma educaรงรฃo inclusiva, personalizada e adaptada ร s necessidades de aprendizagem de cada aluno em diferentes contextos educativos, formais e informais. Os resultados da pesquisa destacam a importรขncia da colaboraรงรฃo entre escola, famรญlia e sociedade para a identificaรงรฃo e apoio aos alunos com Necessidades Educativas Especiais. A flexibilizaรงรฃo curricular e a formaรงรฃo de Equipas Multidisciplinares sรฃo essenciais para implementar o Modelo Local de Atendimento ร  Diversidade proposto na tese.

Importa ainda lembrar que, na Huรญla, a recรฉm-doutorada exerce tambรฉm a funรงรฃo de Vice-Governadora para o Sector Polรญtico, Social e Econรณmico. Esta conquista da Professora Doutora Maria Joรฃo Francisco Chipalavela reflecte a forte cultura acadรฉmica do Sul de Angola, que confere ao Lubango, capital da provรญncia da Huรญla, o tรญtulo de Cidade do Conhecimento.

Esta tese รฉ um instrumento que eleva a perspectiva do sentido de humanidade, reforรงando que crianรงas com mรบltiplas caracterรญsticas peculiares (com deficiรชncias fรญsicas, mentais, emocionais ou de aprendizagem…) nรฃo estรฃo sozinhas. ร‰ sempre possรญvel garantir uma educaรงรฃo personalizada segundo as necessidades de cada um, nos mais variados contextos educativos. Para isso, รฉ fundamental que todos os sectores da sociedade trabalhem juntos, como ficou evidente nas implicaรงรตes dos resultados alcanรงados.

ร‰ fundamental recordar que a educaรงรฃo, enquanto polรญtica pรบblica de um Estado, รฉ, antes de mais, um processo de inclusรฃo social. Construรญmos um paรญs contando com as habilidades de todos.

Muitos parabรฉns, Professora Doutora Maria Joรฃo Francisco Chipalavela.